terça-feira, 27 de março de 2012

Fonte de PC no TK90X com mini-DIN

Outra coisa que se danificou no meu TK90X foi a entrada da alimentação com conector mini-DIN que teve que ser refeita. Já que tive que mexer em tudo, aproveito para mostrar como implementei a alimentação do computador através de uma fonte de PC. Existe um excelente tutorial do Eduardo Luccas, eu me basei nele mas, claro, sempre acabo modificando algumas coisas.

Advirto novamente que eu não dou garantia nem me responsabilizo pelo uso que for feito com estas informações. Veja nesta postagem os termos pelos quais faço publicações no blog.


Como recomendado no tutorial, eu removi o regulador 7805, mas fui além. Removi praticamente todos os componentes do dobrador de tensão que produz +12 V e -5 V:


Para o leitor poder se situar, o maior circuito integrado situado à esquerda é o ULA. O fio verde conduz a tensão de +12 V que vem do mini-DIN. Ele está ligado a uma ilha que vai ao diodo D23, que irá isolar a tensão que vai à seção de vídeo como recomenda o Eduardo. Substituí D23 por um diodo Schottky (1N5817, de cor preta na foto) que tem baixa queda de tensão em relação aos diodos normais.

Troquei também o capacitor C1 (com bug da polaridade invertida) e removi o jaque J2 que serve de  entrada para a fonte original.

O conector é um mini-DIN fêmea de 6 pinos, do mesmo tipo usado em teclado e mouse PS/2:


Na fonte PC-AT eu já tinha ligado um conector macho ligado às saídas de +5 V, +12 V, -5 V e -12 V. A terra (GND) foi ligada em 2  pinos, portanto todos os 6 pinos têm uso. A ordem com que estas tensões são ligadas aos pinos fica por conta de cada um, só tem que tomar cuidado para manter correspondência entre os conectores macho e a fêmea.

Removi com cuidado a carcaça metálica, lixei levemente a parte superior e colei o conector de ponta cabeça (pinos apontando para cima) com adesivo de cianoacrilato ("Super Bonder®"), bem no lugar ocupado do jaque da entrada de alimentação original. Cortei também um pouco os pinos, pois se estiverem compridos aumenta a chance de um curto-circuito acidental.


Soldei em série 3 diodos 1N4007 para derrubar os +12 V para algo como +10 V, tensão que é introduzida na ilha que recebia os 9 V do jaque J2 original. Ao pino de +12 V soldei também o fio verde anteriormente mencionado, ou seja, aquele que leva esta tensão a uma das ilhas do circuito dobrador de tensão.


Por fim liguei a saída de +5 V (fio vermelho) para uma das ilhas do regulador 7805, -5 V (fio branco grosso) para a ilha correspondente no conector de expansão e de 0 V (terra, fios pretos) em ilhas apropriadas (uma que era do 7805 e outra próxima ao Z80). Após detalhada conferência de todas as ligações, bastou ligar a fonte de PC e, felizmente, funcionou direitinho.

Talvez o leitor esteja se perguntando o que faz uma plaquinha de circuito impresso grudada, como visto na foto acima. Trata-se do chaveador de ROM TK/ZX, cujo artigo foi publicado no site do Victor Trucco.

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo, Flávio. Uma hora dessas eu tomo coragem para adaptar outra fonte no meu TK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leonardo. No meu caso, acho que valeu a pena a adaptação.

      Excluir
  2. Seu seletor de ROM TK/ZX é baseado no ckt do TS1500(TimexSinclair) de mudança de canal de RF de video(2-3 VHF) pela tecla do teclado '2'....muito bem aplicado!Assim evita aquela chavezinha seletora atrás do micro... Quanto a fonte o melhor mesmo é só ter que usar 5V e 12V como ocorre em alguns TK95(como o meu) com memórias adaptadas para uso de somente 5V(sem necessidade de -12V e -5V), mas são raros os casos disso....Show de bola seu Blog! Parabéns!! Oscar

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Oscar!

    Eu não conheço bem a linha Times/Sinclair, mas pelo visto tinha várias melhorias. Pena que não emplacou comercialmente.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.