domingo, 15 de abril de 2012

Transfered from Amiga (Mr. Incognito, 1994)

Adaptei mais um programa do TK90X para a interface de drive Beta 48, desta vez é a demo intitulada Transfered from Amiga de 1994, cujo autor é o Mr. Incognito


Esta demo possui 3 músicas digitalizadas do Amiga 500 que podem ser ouvidas no TK90X. O interessante é que a demo pode ser classificado tanto como beep demo (som de 1 bit, nativo do TK90X)  ou AY demo (som para PSG AY-3-8912 da Explorer), pois possui ambas as opções:


As primeiras duas opções são diferentes maneiras de produzir som estéreo para o PSG, mas na Explorer não fazem diferença. A terceira opção é o som beep e, a última, de uma certa interface D/A que eu não conheço. 

Uma música que eu gostava bastante é o tema do jogo Crystal Hammer do Amiga, fiquei muito feliz em ouvi-la no meu TK90X. A versão beep, dentro de suas limitações, pode ser bem apreciada. Entretanto a versão AY é apenas ligeiramente melhor mas com muito ruído, o que contrasta com o emulador Fuse em que o som é excelente e límpido. Sempre fico intrigado com essa diferença de qualidade entre o TK+AY e o emulador e pergunto-me: como seria no ZX Spectrum 128K real?

Para ter um gostinho do som do Amiga, veja no vídeo abaixo:



O demo em formato Hobeta pode ser baixado no 4 Shared, entretanto é necessário ter uma conta e fazer login para ter acesso. Se preferir a versão TAP, basta procurar neste site com beep demos para ZX Spectrum 48K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.