terça-feira, 19 de junho de 2012

Versão 2 do Typhoon 128

(Esta é a 100ª postagem do blog!)

Em postagem anterior eu disse ter conseguido adaptar Typhoon 128 para interface de drive Beta 48. Funcionou bem, segundo contaram-me alguns amigos fãs do TK90X (muito obrigado pela colaboração!). Entre eles, foi o Eduardo Luccas que percebeu uma certa demora antes de começar a carregar as fases. Esta pausa inexplicável estava incomodando-me também, por isso resolvi investigar um pouco mais. 


Havia de fato um bug na rotina de carregamento das fases. Eu tinha planejado não utilizar nenhuma variável de sistema do TRDOS (o sistema operacional do Beta), mas ao usar algumas rotinas da ROM, inadvertidamente acabei fazendo uso delas. Para piorar, essas rotinas usavam ainda uma variável de sistema do monitor BASIC do TK90X. Reescrevi então a rotina que ficou ligeiramente maior, mas pelo menos não apresenta mais este bug. Fiz uma otimização no código, que compensou um pouco o aumento de tamanho.

Agora estou disponibilizando a versão 2 do Typhoon 128 adaptado para Beta 48 no Google Drive ou no 4 Shared.

Mesmo com as correções, ainda há algo diferente entre a emulação no SpecEmu e no TK90X real. No computador real há necessidade de reposicionar o cabeçote de drive duas vezes, enquanto na emulação uma só vez basta. Não sei bem qual a origem desta discrepância, mas deve estar relacionado a algo mecânico, suspeito. Na prática não tem tanta influência, pois só faz consumir 4 bytes a mais na minha rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.