segunda-feira, 18 de maio de 2015

AY-3-8910 e KC89C72

O AY-3-8910 é a versão maior (40 pinos) e completa do AY-3-8912 (28 pinos) que é empregado no ZX Spectrum  de 128K e na Explorer. Faz parte ainda desta série a mosca branca AY-3-8913 (24 pinos) que só conheci pelos datasheets.


Um clone mais recente do AY é o KC89C72. Alguns anos atrás comprei um par deste integrado na Santa Efigênia. Não me lembro do nome da loja, mas foi o Eduardo Luccas que me indicou. Tinha a esperança de um dia montar uma Melodik mas até hoje os CIs ficaram encostados.

A Explorer IV embutida na Multiface 1 veio com AY-3-8910 soqueteado.


Então resolvi testar os KC89C72 nesta Explorer. Afinal, o melhor testador de CI é o próprio circuito em que este irá atuar (e o testador desenvolvido pelo Victor Trucco não servirá para o AY e clones).


Funcionaram perfeitamente, felizmente estou com dois componentes bons. No fim, a Explorer acabou ficando com um dos clones e sobrou o AY-3-8910 guardado na minha caixa de CIs.

Uma curiosidade, encontrei KC89C72 no site da Ross Eletrônica, mas está especificado como memória!

Um comentário:

  1. Muitos anos se passaram desde a publicação. Mas encontrei um ay-3-8910 com minhas coisas antigas e pensei em mantar algo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.