segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tubo de solda a partir do carretel

Eu tenho um carretel de solda que foi comprado anos atrás.


Antes eu vinha comprando tubos de solda mas resolvi comprar um carretel, nem sei porquê. Embora seja necessário um porta carretel para seu uso, não adquiri tal item, pois o uso esporádico que faço não justificaria ocupar espaço na minha pequena mesa de trabalho. Resolvi então usar como estoque para repor os tubos vazios.

O primeiro passo é achar um objeto cilíndrico com um diâmetro de entre 12 a 13 mm, para servir de molde. A caneta emprestada ad aeternum da minha esposa serve perfeitamente para o propósito. A solda é enrolada ao redor da caneta, com o cuidado de não deixar espaço entre as espiras.


Depois que a bobina atinge  o comprimento do tubo, o fio de solda é cortado com um alicate. Deve-se deixar sem enrolar, um pedaço maior que o comprimento da bobina.


Em seguida, o pedaço que não foi enrolado é passado pelo interior da bobina, como se pode ver na foto acima. A solda é bastante macia e a operação é feita facilmente com as mãos.


A bobina de solda é inserida no tubo conforme a foto. No caso em que a solda deixa de deslizar e fica preso no meio do caminho, basta girar um pouco o tubo no sentido que enrole a bobina, diminuindo o seu diâmetro. Com jeito, é possível alojar a bobina por completo. Para finalizar, a ponta livre da solda é inserida no orifício da tampa que depois é pressionada ao tubo, para fechá-lo.

Como não faço um uso muito grande de solda, um tubo dura por muito tempo. Para mim, é o que basta.

2 comentários:

  1. Idéia simples e utilíssima Flávio! Parabéns!
    Eu sei que você tem muita solda ainda, mas, permita-me dar um dica: Eu uso bastante e experimentei uma solda nova no mercado, produção nacional: solda Cast. A sonoridade com a famosa solda Best não é por acaso: segundo os vendedores da Santa Ifigênia me falaram, essa empresa é formada por Engenheiros Químicos e outros oriundos da Best, depois que ela foi comprada pelo grupo Cookson, de origem inglesa. E te falo que essa solda é tão boa, ou melhor, que a Best! E mais barata! Fica a dica caso alguém queira experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quando meu estoque de solda irá se esgotar, mas é uma boa dica. Eu já vi da Cast para vender, mas nunca comprei. Valeu, Edu.

      Excluir

Seu comentário é bem vindo, mas peço que use este espaço adequadamente.